O Desafio da Torre

Ecobike Chapada das Mesas e

Cega-Machado Trail Run 2019

O símbolo deste ano no Desafio da Torre será a árvore nativa da região: cega-machado. A espécie Physocalymma scaberrimum Pohl, conhecido popularmente como cegamachado, pau-de-rosas, resedá-nacional. Possui altura de 5-10m, com tronco de 20 a 35cm de diâmetro, dotada de copa alongada ou piramidal, com flores muito vistosas de cor lilás, a árvore é extremamente ornamental quando em flor.

Floresce de maneira exuberante durante os meses de agosto-setembro, seus frutos amadurecem logo em seguida em setembro e outubro.
Madeira pesada, muito dura ao corte textura grossa, resistente e moderadamente durável, e é empregada para marcenaria de luxo, serviços de torno, construção civil e para obras externas.

Utilizada como caibros roliços nos telhados coloniais dos casarios da parte histórica da cidade de Carolina-Ma e de muitas casas rurais por esse Brasil.
É uma planta decídua, heliófita e seletiva xerófita( são plantas adaptadas a viver em climas semiáridos e desérticos, características e exclusiva da mata semidecídua e de sua transição para o cerrado.
A inspiração veio pelo contraste da dureza e beleza, assim como o desafio pretende ser: cenográfico e inédito.

A vida no planeta está totalmente relacionada com a existência das árvores, estas possuem importância nos diversos processos ecológicos, auxiliando na conservação do ambiente equilibrado ou ainda mais adequado (MACIEL et al. 2009).

Nossos Números

Participantes

Veículos de apoio

Atletas Convidados

Monitores

Profissionais de saúde

Fotografos

Staff’s

Operadores de Drone

Breve Histórico

O Ecobike Chapada das Mesas nasceu em 2016 por perceber a enorme potencial da região para o segmento de eventos. Em especial de mountain bike incentivado pelo ciclista Mauro Melo. 

Em 2017 o evento contou com 200 participantes e foi um sucesso. Em 2018 já com 300 participantes o evento cresceu e percebendo a oportunidade, com a ajuda de diversos parceiros e amigos nos planejamos para em 2019 o evento mudar e abraçar a categoria do segmento de corrida de montanha.

A missão da Torre da Lua ecoturismo é de proporcionar experiências originais e inovadoras aos visitantes que desejam entrar em contato com a natureza.

Atuamos no segmento de ecoturismo há 09 anos como operadora receptivo local atendendo visitantes de todas as partes do Brasil na região da Chapada das Mesas e trabalhando com produtos como passeios offroad, stand up paddle, e caminhadas . Na trilha Tributo, nossa caminhada de 10km estamos implantando o SGS (Sistema de Gestão de Segurança) e nossa intenção é a certificação do ISO 21101.

Em 2018, o Evento Ecobike Chapada das Mesas teve publicação na revista Bicicleta em duas edições, e em 2019 será um sucesso. Agende essa a data para nosso encontro marcado. Dias 3, 4 e 5 de maio de 2019

Abrangência

O Evento contará principalmente com participantes do Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí. Em 2018 participaram mais de 20 cidades. Nossa estimativa é que em 2019 estejam envolvidos pelo evento aproximadamente 600 pessoas que certamente impactarão na economia da cidade e levarão notícias das belezas naturais da região, das empresas patrocinadoras e apoiadoras do evento. Inspirando mais pessoas a conhecerem a Chapada das Mesas.

Atendimento no Whatsapp